Administradora do seguro DPVAT, a Seguradora Líder causa dúvidas em muitas pessoas que não conhecem bem a sua atuação. Criada há mais de 10 anos, em 2007, a Seguradora possui algumas particularidades que poucos conhecem, como o fato de não ser pública, por exemplo.

A Seguradora Líder é privada e foi criada pelo Conselho Nacional de Seguros, composto por mais de 77 seguradoras do Consórcio do Seguro DPVAT. Ambos garantem o direito ao acesso das vítimas aos benefícios do seguro DPVAT.

Você está por dentro de como funciona a Seguradora Líder e a sua atuação? Conheça a seguir 5 curiosidades sobre a Seguradora Líder para entender um pouco melhor do seu funcionamento. Seguem a baixo algumas informações:

1.  Portal da Integridade

A Seguradora Líder lançou no fim de 2017 o Portal da Integridade. A partir dele mais de 207 milhões de brasileiros podem ter acesso a dados do seguro DPVAT de maneira clara.

O portal apresenta os números relacionados ao seguro, o Código de Ética e de Conduta da Seguradora, Boletim Estatístico, entre outras informações. O portal foi pensado pela seguradora para facilitar o entendimento sobre a importância do seguro DPVAT e o esclarecimento de dúvidas comuns.

2.  Código de Ética e de Condulta

Você sabia que a Seguradora Líder possui um Código de Ética e de Conduta? O documento está disponível online para qualquer usuário da internet e busca regular o comportamento de administradores e empregados da Seguradora.

Esse documento é composto por regras que buscam aumentar a transparência do seguro DPVAT. Entre as suas determinações está o zelo pela reputação da Seguradora Líder e a adoção de práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente.

3.  Rigor contra fraudes

A Seguradora Líder tem uma preocupação especial na atuação contra fraudes. Ao detectar um caso de fraude, a responsabilidade da Seguradora é notificar o crime aos órgãos responsáveis para punirem os culpados adequadamente.

Até abril deste ano já foram mais de 31 sentenças condenatórias graças às ações da Seguradora. Além disso, 11 prisões já foram ocasionadas por fraudes. Essas ações são importantes para garantir que o seguro DPVAT esteja acessível a quem realmente necessita.

O Canal de Denúncias, através do 0800 022 12 05, é uma forma de denunciar as fraudes. Qualquer pessoa pode ligar e denunciar possíveis casos irregulares que se tenha conhecimento.

4.  Encontros com seguradoras

Desde 2017 criou-se um encontro periódico entre as empresas que constituem os Seguradoras Consorciadas e a Seguradora Líder. Esses encontros foram uma iniciativa importante para a aproximação entre ambas.

Os relatórios das reuniões podem ser acompanhados online. Quem sai ganhando com tudo isso é a própria população, que tem acesso a cada vez mais benefícios e garantias de acesso ao seguro DPVAT.

5.  Planejamento Estratégico

A Seguradora Líder pensa sempre no futuro. Por isso, neste ano foi divulgado o Planejamento Estratégico 2018-2022. O documento, que foi divulgado ao público em fevereiro, deve orientar as ações da Seguradora durante os próximos quatro anos.

O destaque do Planejamento Estratégico é o seu foco na transparência. Além disso, as ações são pensadas para auxiliar na diminuição dos acidentes de trânsito, garantindo a segurança de motoristas e pedestres.