Muitas pessoas já entraram com processo do seguro DPVAT devido a acidentes de trânsito, mas acabam ficando sem saber sobre as respostas e como agir. Primeiramente, é importante fixar que o DPVAT é um seguro obrigatório em todo o território nacional, e que deve ser pago pelos proprietários de todos os veículos automotores terrestres.
O seguro é de extrema importância, pois protege as vítimas de acidentes de trânsito que sofrem lesões, invalidez permanente ou mesmo falecimento. Não deixa de proteger o dono do veículo também, pois seus gastos com um possível processo contra ele seriam bem maiores do que o valor cobrado pelo seguro DPVAT – que indeniza as vítimas.
Assim, se você se lesionou em um acidente de trânsito, não deixe de ir atrás do seguro. Veja a seguir como acompanhar o andamento do seguro DPVAT:
FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE SEGURO AUTO PARA SEU CARRO.
Acompanhando um processo do seguro DPVAT
A forma mais prática, simples e rápida de acompanhar o processo do seguro DPVAT é por meio do site da Seguradora Líder. Nesse site, geralmente, é disponibilizado todo o andamento de processos de indenização ou pagamentos já efetuados.
No site da Seguradora Líder – representante oficial do seguro DPVAT – você deve seguir o seguinte caminho:
- Acessar o link seguro DPVAT
- Em seguida escolher a opção “Acompanhe o Processo”
- Escolher entre as opções “Com número de sinistro” ou “Sem número de Sinistro”
- Se você escolheu “Com número de sinistro” digite o cógido
- Caso tenha escolhido “Sem número de Sinistro”, você deverá preencher com os dados do CPF do Beneficiário ou do Representante Legal
- Depois disso, escolha o tipo de cobertura da qual deseja saber sobre o processo seguro DPVAT: Morte, Invalidez ou Despesas de Assistência Médica e Suplementar
- Em seguida, preencha o dia, o mês e o ano do acidente de trânsito que motivou o processo do seguro DPVAT
- Deve ser preenchido também a data de nascimento da vítima
- Em seguida, o site gerará um código de segurança e você deverá digitá-lo
- Pronto, as informações sobre o processo seguro DPVAT aparecerão na tela
- Caso você não fique satisfeito com as informações, entre em contato com Seguradora Lider, pelos números do telefone: 0800 022 12 04 ou 0800 022 12 04 – no caso de pessoas com deficiência auditiva ou de fala.
O que cobre ou não o seguro DPVAT
Além de saber como proceder em relação ao processo do seguro DPVAT, vale saber o que ele cobre ou não.
O que cobre o seguro DPVAT:
- Falecimento: vítimas que venham a morrer em um acidente de trânsito. Nesse caso, os beneficiários serão os herdeiros da vítima.
- Invalidez Permanente: se a vítima de um acidente de trânsito se tornar impedido de trabalhar, terá direito a uma indenização.
- Despesas Médicas e Suplementares: se, sob orientação médica, a vítima precisar de tratamentos, exames, cirurgias ou medicações, receberá um valor para cobrir tais despesas.
O que não cobre o seguro DPVAT:
- Danos considerados materiais, como colisão, incêndio ou roubo do veículo
- Acidentes de trânsito ocorridos fora do território nacional
- Tributos, muitas, fianças ou valores cobradas do condutor que se envolveu no acidente ou do proprietário do automotor
- Acidentes pessoais que resultem de radiações provenientes de combustíveis nucleares