O DPVAT é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Essa sigla faz parte da vida de todos os motoristas, que todo ano são lembrados dessa tarifa junto com o IPVA. O grande objetivo do Seguro DPVAT é oferecer as vítimas de acidentes, uma forma de ajuda financeira para que elas possam arcar com as despesas médicas ou prejuízos do carro.
Ao contrário do que muitos pensam, que o Seguro DPVAT é só mais uma forma do governo tomar nosso dinheiro, sua função nada mais é, que ajudar as vítimas de acidentes automotivos. Ele foi criado a mais de quarenta anos e até hoje já ajudou milhares de condutores.
Todos sabemos que o trânsito brasileiro é muito perigoso, pois diariamente lidamos com motoristas irresponsáveis, que não respeitam as leis de trânsito, dirigem embriagados, com sono, ou apressados para chegar em seu destino, nessa hora muitos inocentes pagam o preço e se envolvem em acidentes com esses condutores.
Afinal de contas, o que é o DPVAT?
O Seguro DPVAT significa Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, é uma forma de ajudar as vítimas de acidente ocorridos em via terrestre com veículos automotores. Essa medida foi criada no ano de 1974 como forma de garantir segurança financeira as vítimas de acidente de trânsito.
Com o início do Seguro DPVAT as vítimas de acidentes de trânsito passaram a ter uma forma de se estabelecer financeiramente depois do acidente. Pensando nas pessoas que não podem voltar ao trabalho tão cedo e também ao custo causado pelos prejuízos com o carro, o DPVAT é uma forma de garantir estabilidade às vítimas.
Quem tem direito ao DPVAT?
Todas as vítimas envolvidas em um acidente com veículos automotores, sendo pedestres, motoristas, passageiros ou ciclistas. O seguro é oferecido em três situações, nos casos de morte, invalidez e despesas médicas. As próprias vítimas podem solicitar o valor referente ao Seguro DPVAT, sendo que em casos de morte, a missão fica para algum familiar.
Até quando posso dar entrada no DPVAT?
Você pode dar entrada no Seguro DPVAT até três anos após o acidente ter ocorrido, para isso você precisa ter em mãos alguns documentos. Existem três tipos de indenização e cada uma delas oferece valores diferentes e precisa de documentos diferentes.
No caso de indenização para cobrir as despesas médicas decorrentes do acidente, é preciso um boletim de ocorrência, também um comprovante das despesas e comprovante do pagamento, para que depois você possa ser ressarcido.
Já nos casos de indenização por invalidez é preciso um boletim de ocorrência, bem como um laudo do Instituto Médico Legal que comprove o surgimento da patologia. Para os casos de indenização por morte é necessário certidão de óbito, boletim de ocorrência e comprovante de parentesco.
Quanto eu posso receber com o Seguro DPVAT?
Como já foi dito, existem três tipos de indenizações e cada uma delas tem um valor diferente para a vítima receber. As indenizações para auxílio do pagamento das despesas médicas, podem chegar até R$ 2.700,00 enquanto nos casos de morte ou ainda de indenização por invalidez, o valor pode ser de até R$ 13.500,00.