Se você é um motorista, certamente já ouviu falar sobre o DPVAT. Ele é um Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, sendo obrigatório o seu pagamento. Neste post você vai saber sobre o DPVAT consulta, o que é e os valores.

Apesar de muitos saberem do que se trata, alguns condutores não sabem a real importância do DPVAT e, muito menos, sobre o DPVAT consulta. Por isso, antes de explicar sobre o DPVAT consulta, vamos explicar o que é esse seguro.

O que é o seguro DPVAT?

Esse seguro é para as vítimas de acidentes envolvendo veículos automotores terrestre, ou, melhor dizendo, pessoas envolvidas em acidentes de trânsito. O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre deve ser pago anualmente, integral ou de forma parcelada.

O valor do seguro é destinado para socorrer às vitimas de acidentes de trânsito para que elas supram as suas despesas com hospitais, médicos, medicamentos e outros cuidados. No entanto, se a vítima falecer, quem recebe a indenização é a família.

Porém, vale lembrar que o motorista também pode receber o seguro e todas essas informações ele consegue saber no DPVAT Consulta. Ele será pago ao motorista mesmo se não existir a comprovação de culpa. O pagamento é obrigatório para os motoristas de carros pequenos, motos ou caminhões.

DPVAT consulta

Agora que você já sabe o que é o seguro DPVAT, vamos te mostrar como é o DPVAT consulta. Para que você realize o pagamento do seguro, é importante obter as informações no DPVAT Consulta e, para isso, é necessário que o dono do veículo esteja com o documento do carro em mãos.

Com os dados do documento, você conseguirá acessar o DPVAT Consulta e emitir a guia de pagamento do seu seguro. A emissão é feita online de forma simples, prática e segura. Assim, você evita as enormes filas para emitir somente um boleto. Siga as orientações abaixo e acesse o DPVAT Consulta:

  • Acesse o site do DPVAT;
  • Clique no seu estado e leia atentamente as informações que irão aparecer;
  • Escolha o item de acordo com o perfil do seu carro;
  • Preencha com atenção dos dados que são solicitados pelo site;
  • Clique em imprimir a guia de pagamento.

Viu como é simples acessar o DPVAT Consulta? Então, não perca a data de vencimento do seu seguro. Afinal, estar com a documentação em dia do seu veículo é prioridade!

Qual o valor do DPVAT?

Pelo DPVAT Consulta você consegue obter o valor do seu seguro. Ele vem de acordo com cada tipo de veículo. A tabela de preços é diferenciada de acordo com cada categoria de veículos. Veja os exemplos abaixo:

  • Carros, caminhonetes particulares, carros diplomáticos ou oficiais são da categoria 1;
  • Carros de aluguel, aprendizagem e táxis são da categoria 2;
  • Ônibus, microônibus ou lotações em geral são da categoria 3;
  • Ônibus, microônibus ou lotações que transportem no máximo 10 pessoas são da categoria 4;
  • Os ciclomotores são da categoria 8;
  • Motos, motonetas e veículos parecidos, são da categoria 9.
  • Caminhões, caminhonetes, máquinas de terraplanagem e equipamentos são da categoria 10.

Lembramos que os veículos de reboque são isentos da taxa desse seguro. Os valores são reajustados anualmente, por isso, é importante ficar sempre atento ao DPVAT Consulta para saber qual o real valor que você irá pagar por esse seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dez =